Vitrine dos Vinhos
27/11/2017

Para os fãs de espumantes: um exemplar especial!

Categoria:  Degustação, Espumante, Nacional

Por: Equipe Vitrine dos Vinhos
Vertigo Pizzato Espumante Nature

Vertigo Nature Branco Tradicional – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves/Brasil)

Este exemplar não é convencional. Segundo a descrição da própria vinícola “foi decidido apresentar um espumante na forma bruta, sem a retirada das leveduras ou borras com as quais permaneceu em contato por mais de 30 meses”. Logo, é um espumante parcialmente filtrado que leva essa proposta de que a pessoa leve para casa um exemplar ainda no processo de amadurecimento, o qual chegará ao fim ao ser aberta a garrafa e devidamente apreciada.

Já tínhamos provado esse espumante lá na própria Pizzato, numa dessas passagens por Bento Gonçalves. Já a par de como ele era, decidimos abri-lo em um restaurante por achar que ele combinaria com a ocasião e com os pratos (tratava-se de um dia comemorativo e o local não cobrava taxa de rolha!). Exceto com o couvert, nós apreciamos esse vinho da entrada à sobremesa. Um pouco mais sobre ele: trata-se de um espumante branco (a cor é amarelo-dourado e é realmente turva), seco (não sentimos qualquer traço de doçura), com aromas herbáceos e de pão, perlage abundante ao servir, leve, final longo e com a acidez presente. Sentimos um amargor sutil de retrogosto.

No geral, o seu sabor é mais frutado, bem diferente e delicado e a acidez é presente, mas não é tão intensa. Apesar de nunca termos bebido um espumante feito da forma como ele foi, não se trata de um vinho difícil de beber, principalmente se você curte bebidas mais secas!

Ele nos serviu ao lado de um ceviche de vieiras e ostras (a combinação com ostras foi deliciosa!), um prato de massa com cogumelos (combinação perfeita!) e outro prato de massa com molho de linguiça de porco (uma boa combinação, mas o vinho ficou ligeiramente mais ácido). É bom avisar que o que havia de picante nos pratos foi acentuado! Ao final, combinamos o espumante com uma panna cota com doce de leite e foi muito gostoso, apesar de sentirmos que o vinho ficou, também, um pouco mais ácido!

Foto-Vertigo
Ceviche_harmonização
Massa_harmonização
Pannacota_harmonização

Não apenas pela forma como ele é feito, mas é um espumante que, em termos de aromas e sabor, é interessante! Valeu muitíssimo pela experiência e fica aí mais uma dica de um belo espumante nacional!

Nossa classificação:
Compraríamos novamente?
Conhece este vinho? Avalie!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(1 votos | Média: 4,00)
Loading...

Posts Relacionados


Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!

Inscreva-se

Digite o seu nome e e-mail e receba novidades e informações do mundo dos vinhos!

Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Instagram
Sobre o Blog    |  Fale Conosco