19/04/2018

Diário de bordo: Quinta da Palmirinha

Categoria:  Eventos

Por: Vitrine dos Vinhos
Quinta da Palmirinha Enoturismo

Antes da segunda visitação, vale dizer que tivemos bastante sorte, pois tinha acabado de chover e o sol apareceu para dar uma amenizada no frio e deixar o local ainda mais bonito!

Partimos para a Quinta da Palmirinha, uma quinta de vitivinicultura biodinâmica presidida pelo Fernando Paiva, que nos recebeu pessoalmente. O Fernando é pioneiro na prática da agricultura biodinâmica e na obtenção da certificação Demeter em Portugal.

A quinta se localiza no Vale do Souza, na região dos Vinhos Verdes e conta com cerca de 3 hectares de vinhedos, onde se cultivam as castas regionais Loureiro, Arinto e Azal.

Estávamos bastante ansiosos com a visita. A agricultura biodinâmica é um assunto que nos interessa muito e ter a chance de aprender sobre ele foi imperdível. O que vimos e ouvimos durante a visita foi o respeito pelo solo, pelo clima, pelo ecossistema e pelos vinhedos. Uma perspectiva social em relação às pessoas e ao trabalho que elas realizam. E um cuidado consciente e ativo ao se gerenciar todos os fatores e intempéries que poderiam arruinar uma safra sem se valer de métodos ou químicos invasivos.

As diversas práticas biodinâmicas que o Fernando nos apresentou – desde as ervas que ele utiliza para tratar o solo até à forma da poda visando evitar o surgimento de fungos e priorizando o crescimento saudável dos vinhedos – criam um ambiente equilibrado e que reflete diretamente na qualidade das uvas.

Ver os métodos biodinâmicos sendo efetivamente empregados e gerando resultados tão positivos foi bastante excitante para nós! E o que foi ainda mais incrível foi ter tido a oportunidade de conversar diretamente com o Fernando, que tornou o assunto ainda mais compreensível.

Não caberia nesse artigo rever cada uma das práticas que nos foi contada, mas certamente indicamos a leitura sobre a certificação Demeter e sobre os vinhos biodinâmicos, pois vale muito a pena!

Fomos até a adega, onde o Fernando nos contou sobre a vinificação. Ela é feita na própria quinta, as fermentações decorrem lentamente, com controle de temperatura, sem a utilização de sulfitos e leveduras exógenas. O resultado? Vinhos vivos, únicos, frescos, aromáticos e naturais!

Degustamos três vinhos, saídos diretamente das cubas de inox para as nossas taças, e levamos três exemplares para casa, dois brancos e um tinto.

Foi uma visita enriquecedora para nós! Somos muito gratos por termos conhecido a quinta, por termos sido recebidos pelo Fernando e por termos tido a oportunidade de aprender. Que visita!

Posts Relacionados


Quais vinhos combinam com você?

Faça já o teste e descubra quais vinhos podem combinar mais com os seus gostos!

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!
B01 250x250
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Instagram