17/04/2018

Diário de bordo: Quinta do Ameal

Categoria:  Eventos

Por: Vitrine dos Vinhos
Quinta do Ameal Enoturismo

Conforme o nosso post no Instagram, durante as próximas semanas vamos contar um pouco sobre as experiências que tivemos em Portugal e na Espanha! Fizemos um tour de 3 dias pela região dos Vinhos Verdes e região do Douro e vamos compartilhar as histórias de cada uma das quintas que visitamos.

Bom, a primeira foi a Quinta do Ameal, uma pequena e bela propriedade de 30 hectares que fica no Vale do Lima, na região dos Vinhos Verdes. Quem nos recebeu gentilmente foi a Iolanda, que além de nos explicar a filosofia da quinta, mostrou todas as acomodações desta, desde o jardim, passando por alguns dos quartos destinados ao turismo de habitação, pela cave e finalizando na sala de degustação.

Soubemos que é a própria quinta que cultiva as suas uvas de forma biológica (orgânica) e, também, é ela que vinifica os seus vinhos, sempre priorizando as virtudes da casta empregada e visando a menor intervenção possível. Justamente por isso é que, segundo a Iolanda, a atenção na produção de vinhos recai sobre cada detalhe e sobre cada fase da vinificação, a começar pelo cuidado no cultivo e na seleção das uvas até a devida vinificação!

A principal casta utilizada pela quinta é a Loureiro e, segundo nos contou Iolanda, os vinhos vem se destacando no mercado por seus atrativos e por sua qualidade, alcançando boas notas entres os críticos e muito prazer entre os apreciadores (que, no final das contas, é o que mais conta)!

Iolanda nos contou com mais detalhes o processo de elaboração dos vinhos e nos mostrou cada equipamento utilizado pela quinta para vinificar as uvas (abaixo reunimos algumas fotos das cubas de inox, da prensa e das barricas). Considerando o volume de vinhos elaborados, a quinta tem uma estrutura proporcional ao que produz.

Obviamente que o frio não impediu que nós déssemos uma volta pela propriedade que, diga-se de passagem, é belíssima. Ainda estava no começo da primavera e já se podia afirmar que era linda. Imaginamos que no verão, quando as videiras ficarão carregadas e o jardim todo florido, a paisagem será deslumbrante!

Descobrimos que há pouco tempo a quinta inaugurou o projeto Quinta do Ameal – Wine & Tourism Terroir, que é o que se conhece como turismo de habitação. Há casas e suítes espalhadas pela propriedade e seus hóspedes podem usufruir das acomodações privadas e comuns – mais detalhes aqui. Tivemos a oportunidade de conhecer dois dos quartos que estavam muito bem decorados e, considerando o frio que estava, pareciam ainda mais aconchegantes!

Finalizamos a visita na sala de degustação e lá provamos dois vinhos. Levamos dois exemplares: um dos que provamos e um outro às cegas. Assim que degustarmos, compartilhamos as impressões!

Foi uma visita muito bonita, interessante e deliciosa em vários aspectos! Um passeio que certamente recomendamos a todos!

Posts Relacionados


Quais vinhos combinam com você?

Faça já o teste e descubra quais vinhos podem combinar mais com os seus gostos!

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Instagram