04/07/2018

Você é enófilo, enólogo ou sommelier?

Categoria:  Dicas e links

Por: Vitrine dos Vinhos
Enólogo enófilo sommelier

Os 3 termos do título definem que tipo de amante de vinhos é você!

É bastante comum que o apreciador de vinhos não se defina ou até se confunda com as terminologias acima!

Por isso é que pensamos em esclarecer isso para todos! Vamos aos conceitos?

Enófilo

É o que define muitos de nós: um apreciador apaixonado pelos vinhos! Pode-se dizer que o enófilo é o último elo da cadeia, que começa lá no vitivinicultor cultivando as uvas! Geralmente, o enófilo, além de ser um grande bebedor de vinhos, estuda, lê, participa de feiras, de encontros e de associações! Mas isso não é regra, de modo que as iniciativas e as atividades não são uma exigência para você ser um enófilo! Basta beber vinhos e curtir muito!

Enólogo

É o profissional responsável pela elaboração dos vinhos (por isso você geralmente o encontrará atuando dentro das vinícolas). O enólogo é a pessoa determinante para a elaboração de um vinho e a sua área de atuação vai desde as estratégias de cultivo das uvas, abrange os procedimentos que serão adotados durante todo o processo de vinificação até a forma e quando os vinhos serão colocados à venda! Diferentemente do primeiro caso, para ser um enólogo, é necessária uma formação profissional. Há cursos de enologia no Brasil e no exterior.

Sommelier

É o profissional responsável pela gestão, pelo manejo, pela promoção e pela indicação de vinhos. Ele pode atuar em restaurantes, bares, importadoras e demais estabelecimentos que comercializam a referida bebida. Aliás, é bom que se diga que, muito embora o sommelier seja mais reconhecido na área dos vinhos, ele pode ter outras especialidades: há sommeliers de chá, de café, de água, de azeite, entre outros. Mas, especificamente sobre vinhos, é bastante comum vê-lo atuar nos restaurantes, indicando alguns exemplares e sugerindo harmonizações para muitos clientes enófilos! Só que para se identificar como sommelier, é preciso mais do que conhecimento e paixão pelos vinhos: a pessoa deve buscar uma formação profissional em locais certificados, investir de forma constante no seu aprimoramento e, claro, amar o que faz!

Pronto para responder? Então, você é enólogo, enófilo ou sommelier?


Posts Relacionados


Quais vinhos combinam com você?

Faça já o teste e descubra quais vinhos podem combinar mais com os seus gostos!

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Instagram