28/05/2018

Um belo vinho verde natural e biodinâmico!

Categoria:  Até R$ 50, Degustação, Importado, Vinho Branco

Por: Equipe Vitrine dos Vinhos
Vinho Verde Tinto Soalheiro Oppaco Vinhão Alvarinho

Quinta da Palmirinha Branco 2016, Vale do Souza/Portugal

Se você já teve a oportunidade de acessar o Diário de Bordo: Quinta da Palmirinha, sabe que essa foi uma das visitas mais especiais que fizemos, porque havia muito a ser visto e aprendido! O produtor Fernando Paiva é um dos pioneiros em Portugal na prática biodinâmica com certificação Demeter. Quando estávamos lendo sobre o assunto a um tempo atrás, fomos atrás de seus vinhos aqui no Brasil e descobrimos que nenhuma importadora vendia! Por isso é que, na primeira oportunidade que tivemos de ter acesso a eles, não pensamos duas vezes.

Já estamos familiarizados com os conceitos de vinhos naturais e de agricultura biodinâmica, o que para muitos é “coisa de hippie” ou “não se sustenta” ou “é voltado a um nicho específico que aceita beber vinho defeituoso”. Particularmente para nós, é possível fazer vinhos bons e vinhos terríveis independentemente do conceito da vinícola. Ética e bom senso são o mínimo que se pode esperar de qualquer produtor. Se você experimentar um vinho, gostar ou não gostar dele dependerá (ou deveria depender) muito mais do seu paladar do que dos seus preconceitos!

Pois bem. Tivemos a oportunidade de experimentar os vinhos da Quinta da Palmirinha e levamos todos os exemplares disponíveis à venda. Este exemplar branco, fruto do blend das castas Loureiro e Azal, foi o primeiro a ser degustado! E que impressão boa ele deixou! Um vinho branco com nuances douradas, bem brilhante! Os aromas se mostraram muito complexos, ora frutados (destaque para o abacaxi), mas também de oliva/azeitona, mineral e floral. Na boca, ele é seco, leve, mineral, com um final longo e uma acidez presente. E o retrogosto nos lembrou fruta madura!

Na prática, você sente bem as características minerais (de uma forma mais simples, um leve salgado) e, depois dos goles, a sensação de ter comido uma fruta bem doce!

Nós poderíamos beber a garrafa toda tranquilamente, porque havia muito a ser desvendado, mas partimos para a harmonização: pão de chourizo, empadas de bacalhau e frango, queijo coalho e azeitonas. O único sabor que deixou o vinho levemente ácido e amargo foi a empada de frango, pois, com o resto foi uma harmonia perfeita: o queijo coalho e a empada de bacalhau com um fiozinho de azeite foram os grandes destaques!

Vinho Verde Branco Quinta da Palmirinha
Vinho Verde Branco Quinta da Palmirinha

É um vinho que, sem dúvida alguma, é complexo e muitíssimo interessante! Indicaríamos não apenas para quem curte vinhos naturais, mas para quem gosta de vinhos brancos e quer conhecer uma nova e saborosa história! Estamos muito gratos por ter tido a chance de provar um belíssimo vinho e muito ansiosos pelos outros que estão por vir!

Nós compramos esse exemplar por 5 euros e ainda não encontramos uma loja online ou estabelecimento físico para saber se e por quanto ele seria vendido aqui no Brasil!

Nossa classificação:
Compraríamos novamente?
Faixa de preço:
Até R$50

Conhece este vinho? Avalie!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(1 votos | Média: 4,00)
Loading...

Quais vinhos combinam com você?

Faça já o teste e descubra quais vinhos podem combinar mais com os seus gostos!

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!