18/07/2018

Você já fez um enoturismo?

Categoria:  Dicas e links

Por: Vitrine dos Vinhos
Enoturismo

Muitos amigos nos dizem que adorariam saber comprar vinhos com mais segurança e conhecer mais sobre o assunto.

Você também? Quer começar essa jornada com o pé direito?

Então faça um enoturismo!

Não se trata de sair de casa para passear entre os vinhedos e tirar fotos bonitas para postar nas redes sociais. E nem de beber vinhos aos montes!

As vantagens desse tipo de turismo são inúmeras!

1) A chance de ver como funcionam o plantio, a colheira e a vinificação e de conversar com o produtor ou com responsável pela visitação diminui (e muito) qualquer abismo que existe entre você e os vinhos! Entender mais sobre o processo cativa, instiga e te faz compreender melhor o estilo do produtor e o tipo de vinho que você quer beber.

2) Você vai provar muitos e diferentes vinhos, porque sempre há uma degustação no final da visitação! Você pode experimentar os vinhos antes de comprá-los, uma experiência muitíssimo mais segura do que comprar às cegas!

3) As vinícolas costumam vender os seus exemplares diretamente para os visitantes por preços mais baixos que o de mercado. E muitas convertem a taxa de visitação (quando há) em desconto na compra de vinhos. Ou seja: além de poder degustar antes de comprar, você pode garantir os exemplares por um preço mais em conta!

4) Vinho é cultura! É uma expressão não apenas do clima e do solo, mas de todo o ambiente e das pessoas que agem para torná-lo o que ele é. Tudo o que você aprende sobre o vinho é uma forma de aprender, também, sobre o lugar onde ele foi produzido e sobre as pessoas que o produziram.

5) Fazer um enoturismo pode ser caro, mas também pode não ser! Quem decide o ritmo, o número de vinícolas e quanto quer gastar nas compras de vinhos é você! Além dos passeios serem lindos e muito convidativos para casais e famílias, a forma como você os organiza (contratação ou não de guia, carro alugado, onde será a estadia, entre outras variáveis) contam muito para o preço final da viagem! Econômica ou não, será uma bela viagem da mesma forma!

6) Está sem dinheiro ou está sem tempo para uma viagem internacional? Não importa! No sul (região mais popular e com uma concentração maior de vinícolas), no sudeste e até no nordeste do Brasil você é capaz de encontrar um turismo voltado para os vinhos. Particularmente no sul, nós nunca vimos ninguém que tenha ido para lá e não tenha voltado com um ar de surpresa por ter bebido e comido tão bem! E isso inclui nós mesmos!

No geral, o que se pode afirmar é que degustar diferentes vinhos é sempre uma oportunidade imperdível! Ao fazer um enoturismo e ter a chance de visitar as vinícolas e provar vinhos de várias cores, sabores e texturas, você consegue entender melhor o perfil do seu paladar e descobre, ainda que sem querer, uma paixão pra vida toda!

Você já fez um enoturismo? Conte-nos como foi!


Posts Relacionados


Quais vinhos combinam com você?

Faça já o teste e descubra quais vinhos podem combinar mais com os seus gostos!

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Instagram