25/02/2019

Conceito e sabor… para este vinho verde, é o que basta!

Categoria:  Até R$ 50, Degustação, Importado, Vinho Branco

Por: Tamine de Moraes
Quinta da Palmirinha vinho branco conceito natural Loureiro

Quinta da Palmirinha Loureiro 2016, Bouça-chá, Felgueiras/Portugal

A experiência ao beber um vinho no local onde ele foi produzido e ao lado do produtor que o criou é impagável. Vinho é uma fonte de vários prazeres – sensoriais, intelectuais e até afetivos –, de forma que um mesmo exemplar pode proporcionar diferentes sensações, a depender do contexto em que ele é degustado.

Nós provamos este belíssimo vinho lá em Portugal, e na companhia do produtor Fernando Paiva. Aqui, na companhia das luzes e das buzinas paulistanas, o vinho não deixou de ser interessante, só que nos marcou de uma outra forma: ele nos deixou nostálgicos. Portugal é um país incrível e a viagem enoturística que fizemos por lá foi inesquecível.

Deixando a saudade de lado, nós degustamos o vinho e eis as impressões técnicas: trata-se de um branco bem aromático, com notas de frutas brancas tropicais (abacaxi já em ponto de calda), além de notas herbais (menta e tomilho). Ele é seco, de corpo médio, com um final longo e com boa acidez.

Tal como o outro exemplar dessa Quinta, ele não é um vinho comum. O diferencial, para nós, está no retrogosto de fruta madura que permanece longamente na boca. É muito interessante e que serviria bem qualquer apreciador de vinhos, independentemente do conceito. É claro que, para quem já curte vinhos naturais, é um exemplar que deve estar na lista dos “próximos a serem provados”.

Pensamos bastante se serviríamos esse vinho branco ao lado de uma refeição. Por fim, acabamos escolhendo um petisco brasileiro: coxinhas de frango lá do Veloso Bar. A combinação agradou bastante, sem maiores conflitos de sabores ou de texturas. Apesar do molho de pimenta estar na foto, nós o evitamos e sugerimos o mesmo! O resultado vinho + molho de pimenta será uma explosão nada boa para o paladar.

Quinta da Palmirinha Loureiro
Palmirinha vinho branco natural
Harmonização vinho branco natural
Harmonização coxinha vinho branco

É um vinho branco com personalidade e saboroso. Ficamos felizes não apenas por comprá-lo, mas também por bebê-lo, sobretudo porque dá gosto conhecer vinhos que, além do conceito, cumprem a sua função de agradar o paladar.

Adquirimos esse vinho direto na Quinta da Palmirinha por 5 euros. Não encontramos, até o momento, uma loja física ou online brasileira que o venda. Se você estiver indo viajar para Portugal e quer dicas de passeios enoturísticos, confira o nosso Diário de Bordo.

E caso você já tenha bebido esse vinho verde natural, avalie-o logo aqui embaixo!

Compraríamos novamente?
Faixa de preço:
Até R$50

Conhece este vinho? Avalie!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Esse vinho ainda não foi avaliado)
Loading...

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog de vinhos! Um apanhado de boas histórias para quem curte essa belíssima fonte de prazer e de cultura que é o vinho!